Sociologia da Educação
Ementa: A Educação como processo social. Educação e estrutura social. Tendências teóricas da educação e sua influência na educação brasileira.
Objetivos:
Geral: Conhecer para, criticamente, analisar e se posicionar sobre as questões sociais envolvidas na educação, ou seja, as relações entre o ser humano, a sociedade em que vive e o tipo de educação resultante de todo contexto.
Específicos:
. Conhecer e especificar os pressupostos teóricos da relação entre educação e sociedade a partir de autores clássicos e contemporâneos;
. Aplicar conceitos sociológicos em situações específicas e concretas no campo educacional, elegendo um autor de referência para aprofundamento e
. Analisar criticamente na atualidade, em âmbito nacional e/ou do DF, um tema ou questão de aprofundamento no campo educativo formal ou não-formal.
Conteúdo: A sociologia da educação e o trabalho do artesão intelectual. Norma, interiorização da norma e fato social. A formação do homem onilateral e unilateral e classes sociais. Tipos de educação, tipos de dominação e seleção social. Capital cultural, habitus e campo. Sucesso escolar das classes populares. Os aparelhos ideológicos do estado. A escola unitária na perspectiva de Gramsci. A desescolarização da educação e as ideias de aprendizagem. Educação bancária e educação libertadora em Freire. Educação, confiança e risco na modernidade acelerada. Pesquisas em sociologia da Educação.
Metodologia: